segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Seja bem-vindo, Botafogo!

Gustavo Vargas


A segunda fase da Copinha iniciou em grande estilo. Foram seis jogos, 20 gols marcados e uma “estreia”: atual campeão carioca e brasileiro sub-20, o Botafogo goleou o Atlético Mineiro e, enfim, convenceu no torneio após uma primeira fase sem brilho. Méritos de uma equipe talhada ao mata-mata, arquitetada pelo técnico Eduardo Barroca e comandada, nos gramados paulistas, por Felipe Lucena.

Na ausência de Barroca, auxiliar de Rogério Micale na seleção que treina para o Sul-Americano Sub-20, o Alvinegro decepcionou ao empatar com o Alecrim na partida inaugural. A goleada sobre o Sergipe, dois dias depois, mostrou indícios de bom futebol, mas a polêmica vitória sobre o Rio Preto, na última rodada, deixou algumas dúvidas no ar – os donos da casa reclamaram, e muito, da arbitragem.

Veio a segunda fase e, de cara, o Atlético Mineiro. Mesmo repleto de garotos recém promovidos da categoria juvenil, o Galinho seria um oponente de respeito. Com ótima atuação, no entanto, os comandados de Lucena dominaram o jogo do início ao fim. E os consistentes 3 a 0 trouxeram uma certeza: o Botafogo está, sim, no páreo pelo título da 48ª edição da Copa São Paulo.

O adversário na próxima fase será o Novorizontino. Favoritismo dos cariocas, que contam com a experiência de Kanu e Victor Lindenberg na defesa, a dinâmica de Jordan no meio-campo e os gols de Amilcar e Igor Cássio. Talvez, times como São Paulo e Corinthians ainda estejam num patamar superior. Mas, com o início do mata-mata, não é recomendável duvidar do Botafogo.

Demais jogos

Enquanto isso, o Grêmio decepcionou e foi eliminado pelo Mirassol. A equipe do técnico Beto Almeida em nada lembrou as atuações da fase de grupos e, após sofrer um gol logo no início, não teve forças para reagir. Mérito dos paulistas, que agora terão pela frente o Náutico – com dois gols de Erick, o Timbu venceu o Votuporanguense, em Tanabi, pelo placar de 2 a 0.

Por fim, Ponte Preta e Paraná golearam Penapolense e Marília, respectivamente, e farão um duelo que promete fortes emoções na terceira fase. Sob comando de Leandro Zago, a Macaca tem o artilheiro da competição, Yuri, com incríveis oito gols em quatro partidas, enquanto os paranaenses apostam numa base jovem, campeã estadual sub-17 em 2016. Quem passar vai dar trabalho, muito trabalho!

Resultados da segunda fase

Grêmio-RS 0 x 1 Mirassol-SP
Náutico-PE 2 x 0 Votuporanguense-SP

Botafogo-RJ 3 x 0 Atlético Mineiro-MG
Novorizontino-SP 0 (7) x (6) 0 Sergipe-SE

Ponte Preta-SP 6 x 1 Penapolense-SP
Paraná-SP 6 x 1 Marília-SP

Foto: Twitter oficial do Botafogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário