terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Guia da Copinha 2017 (parte 2)

Na segunda parte do Guia da Copinha 2017 serão apresentados os grupos 16 ao 30, com a indicação de dois destaques (nome do atleta, posição e ano de nascimento) de cada uma das equipes. Confira!

GRUPO 16 (Itu)
Ituano-SP / Santa Cruz-PE / XV de Piracicaba-SP / Guarani-SP

Após eliminar Ponte Preta, Grêmio, Avaí e chegar até as quartas de final da Copinha passada, deixando boa impressão, o Ituano objetiva repetir a dose em 2017. A equipe terá pela frente outros dois clubes de São Paulo no equilibrado Grupo 16, sediado no Estádio Novelli Júnior, em Itu: o tradicional Guarani, adversário de estreia liderado pelo impetuoso atacante Gabriel Poveda, e o XV de Piracicaba, reforçado por alguns atletas que participaram da recente conquista da Copa Paulista profissional. O forasteiro da chave é o Santa Cruz, atual vice-campeão pernambucano sub-20 e sub-17.

FIQUE DE OLHO
Ituano-SP: Fellipe (zagueiro, 97) e Bassani (meia, 97)
Santa Cruz-PE: Pablo (lateral esquerdo, 99) e Alessandro (atacante, 97)
XV de Piracicaba-SP: Leonardo (goleiro, 97) e Bruno Moraes (meia-atacante, 99)
Guarani-SP: Bruno Souza (lateral direito, 97) e Gabriel Poveda (atacante, 98)

GRUPO 17 (Taubaté)
Taubaté-SP / Corinthians-SP / Pinheiro-MA / Operário-MS

Bicho-papão da Copa São Paulo, com nove títulos e quatro finais nos últimos cinco anos, o Corinthians novamente inicia o torneio como candidato a protagonista. Guiado pelos pés do meia Fabrício Oya, o time do técnico Osmar Loss busca reconquistar uma taça que escapou, nos pênaltis, para o Flamengo no ano passado. A expectativa do grupo fica por conta do desempenho do estreante Pinheiro Atlético Clube, campeão maranhense sub-19. O anfitrião Taubaté, que ajudou a eliminar o próprio Timão do último Paulista Sub-17, e o Operário sul-mato-grossense também estão no páreo.

FIQUE DE OLHO
Taubaté-SP: Gabryel Monteiro (meia, 99) e Vitor Alex (atacante, 97)
Corinthians-SP: Fabrício Oya (meia, 99) e Pedrinho (meia-atacante, 98)
Pinheiro-MA: Neto (meia, 98) e Nathanael (atacante, 99)
Operário-MS: João Vitor (zagueiro, 97) e Marcelinho Lelis (meia-atacante, 97)

GRUPO 18 (Guaratinguetá)
Manthiqueira-SP / Coritiba-PR / Boavista-RJ / Itabaiana-SE

Semifinalista do Brasileiro Sub-20 em 2016, o Coritiba também causou impacto na fase de grupos da última Copinha, com 13 gols marcados e nenhum sofrido em três jogos. A eliminação para o Marília, porém, frustrou os planos dos comandados de Sandro Forner, que agora desejam escrever uma nova história. O oponente na primeira rodada será o Boavista, atual clube de Joel Santana, no Ninho da Graça, em Guaratinguetá. Na briga por uma vaga no mata-mata ainda estão o Manthiqueira, time local, e o Itabaiana, que venceu a Portuguesa em seu último amistoso de preparação.

FIQUE DE OLHO
Manthiqueira-SP: Osmar (volante, 98) e Matheus (atacante, 97)
Coritiba-PR: Julio Rusch (volante, 97) e Gustavo Mosquito (atacante, 97)
Boavista-RJ: Tata (zagueiro, 97) e Marcelo Júnior (atacante, 98)
Itabaiana-SE: Michel (meia, 97) e Gabriel (atacante, 97)

GRUPO 19 (Taboão da Serra)
Taboão da Serra-SP / Ceará-CE / Madureira-RJ / Luverdense-MT

Fábrica de artilheiros da Copa São Paulo, o Taboão da Serra é o anfitrião do Grupo 19. Responsável por revelar Vinícius (edição de 2008) e Gustavo ‘Adebayor’ (2014), os donos da casa terão como principal adversário o Ceará, que eliminou o Santos na campanha do ano passado. De volta à competição, o Madureira pode ser considerado a quinta força entre as categorias de base do Rio de Janeiro, enquanto o Luverdense, clube consolidado na Série B do Campeonato Brasileiro, deposita suas esperanças no jovem volante Kazu, atleta recentemente convocado para a seleção brasileira sub-18.

FIQUE DE OLHO
Taboão da Serra-SP: Vitor Feltes (goleiro, 97) e Rafael Mello (meia, 97)
Ceará-CE: Esaul (volante, 98) e Arthur (atacante, 98)
Madureira-RJ: Marcelo (zagueiro, 98) e Ian (lateral esquerdo, 98)
Luverdense-MT: Gabriel Soares (goleiro, 98) e Kazu (volante, 99)

GRUPO 20 (São José dos Campos)
São José-SP / Internacional-RS / Aimoré-RS / Mogi Mirim-SP

Terceiro maior vencedor da história da Copinha, com quatro títulos, o Internacional sempre é considerado uma das forças do torneio. E não será diferente em 2017, ano atípico na história colorada após o fatídico rebaixamento à Segunda Divisão do futebol nacional. Favorita da chave, a equipe do técnico Carlos Leiria estreia contra o conterrâneo Aimoré, comandado por Arilson Costa, ex-meia da dupla Gre-Nal. A tarefa de conter o ímpeto dos gaúchos ficará a cargo do anfitrião São José e do tradicional Mogi Mirim, que, há um ano, revelou e negociou o zagueiro Ian com o próprio Inter.

FIQUE DE OLHO
São José-SP: Pablo (meia-atacante, 98) e Cauan (atacante, 98)
Internacional-RS: Valdemir (meia, 97) e Mila (atacante, 97)
Aimoré-RS: Alucson (zagueiro, 97) e Sarará (meia-atacante, 97)
Mogi Mirim-SP: Bruno Franco (lateral esquerdo, 98) e Filipe Vasconcelos (atacante, 97)

GRUPO 21 (São Bernardo do Campo)
São Bernardo-SP / Bahia-BA / Trindade-GO e Fast Clube-AM

Um dos protagonistas da edição de 2016, quando teve o atacante Geovane Itinga como principal artilheiro, com oito gols, o Bahia chega motivado à Copa São Paulo após sagrar-se vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20. No Grupo 21, além do São Bernardo e o temido gramado sintético do Baetão, os baianos terão pelo frente o estreante Trindade, atual campeão goiano júnior – olho nos atacantes Douglinhas e Gustavo Henrique –, e o Fast Clube. O destaque dos amazonenses é o carismático volante Matheus Ponei, filho do técnico da equipe principal, João Carlos Cavalo.

FIQUE DE OLHO
São Bernardo-SP: Alex (volante, 98) e Samuel (meia-atacante, 99)
Bahia-BA: Everson (zagueiro, 97) e Geovane Itinga (atacante, 98)
Trindade-GO: Douglinhas (atacante, 97) e Gustavo Henrique (atacante, 99)
Fast Clube-AM: Velho (lateral direito, 97) e Matheus Ponei (volante, 97)

GRUPO 22 (Mogi das Cruzes)
União Mogi-SP / Cruzeiro-MG / River-PI / Bragantino-SP

A dolorosa derrota de virada para o Corinthians, nas semifinais da Copinha passada, em Itaquera, segue na memória dos torcedores do Cruzeiro. Para chegar ainda mais longe neste ano, o time do técnico Marcos Valadares mescla atletas experientes com jovens oriundos da categoria sub-17, e inicia sua trajetória diante do River, do meia Lucas Chupeta, campeão piuaiense sub-19. Representantes de São Paulo, o União Mogi e o Bragantino buscam melhorar suas campanhas – não venceram um jogo sequer e foram eliminados na primeira fase em 2016 – para beliscar um lugar no mata-mata.

FIQUE DE OLHO
União Mogi-SP: Léo Bolacha (zagueiro, 97) e Léo Pará (meia, 97)
Cruzeiro-MG: Cesinha (meia, 99) e Rick Sena (atacante, 97)
River-PI: Kaio Matheus (volante, 97) e Lucas Chupeta (meia, 97)
Bragantino-SP: Gustavo (volante, 97) e Lucas Nathan (meia-atacante, 98)

GRUPO 23 (São Caetano do Sul)
São Caetano-SP / Flamengo-RJ / Central-PE / São Bento-SP

Considerado um dos mais parelhos da 48ª Copa São Paulo, o Grupo 23 é encabeçado pelo atual campeão Flamengo. Na ausência de nomes como Lucas Paquetá, Matheus Sávio e Felipe Vizeu, o Rubro-Negro agora aposta nos prodígios Vinícius e Lincoln, nascidos em 2000, sob comando do técnico Gilmar Popoca. Disposto a estragar os planos do favorito da chave, o São Caetano conta com o fator local – não perdeu em casa no ano passado – para alcançar a segunda fase. Também estão na disputa o estreante Central, semifinalista do último Pernambucano Sub-20, e o São Bento.

FIQUE DE OLHO
São Caetano-SP: Leo Pereira (lateral direito, 98) e Matheus Henrique (meia-atacante, 97)
Flamengo-RJ: Vinícius (meia-atacante, 00) e Lincoln (atacante, 00)
Central-PE: Fernando (zagueiro, 98) e Luis Carlos (atacante, 97)
São Bento-SP: Rafael Rinaldi (zagueiro, 97) e Matheus (atacante, 97)

GRUPO 24 (São Paulo)
Nacional-SP / Goiás-GO / Pérolas Negras-HAI / Cori-Sabbá-PI

Pelo segundo ano consecutivo o contagiante Pérolas Negras será o representante internacional da Copinha. Mantidos pela organização social brasileira Viva Rio, os haitianos estão no Grupo 24, sediado na capital São Paulo, e darão seu pontapé inicial frente ao Goiás, no Estádio Nicolau Alayon. Os goianos, aliás, tiveram um 2016 bastante frustrante na categoria sub-20, e apostam em atletas mais jovens, como o lateral direito Cleuber, para não decepcionar mais uma vez. Bicampeão do torneio, o Nacional ainda recebe o Cori-Sabbá, do atacante Sony Anderson.

FIQUE DE OLHO
Nacional-SP: Pedro (zagueiro, 97) e Fernando Sales (meia, 98)
Goiás-GO: Cleuber (lateral direito, 99) e Tiago Reis (atacante, 99)
Pérolas Negras-HAI: Anel Jean Louis (meia, 98) e Fenelon Marckenson (atacante, 98)
Cori-Sabbá-PI: Dedé (atacante, 97) e Sony Anderson (atacante, 98)

GRUPO 25 (Barueri)
Osasco Audax-SP / Santos-SP / Floresta-CE / Rio Branco-AC

Tricampeão da Copa São Paulo e reconhecido celeiro de craques, o sempre favorito Santos encabeça o Grupo 25, sediado em Barueri. A bola da vez é o atacante Leo Souza, ex-Ituano, autor de 29 gols na última temporada. Adversário do Peixe na primeira rodada, o Floresta Esporte Clube chamou a atenção após conquistar dois títulos estaduais no ano passado, superando Ceará e Fortaleza, e pode ser uma das surpresas desta edição. Completam a chave o Osasco Audax, certificado pela CBF como clube formador, e o Rio Branco Football Club, campeão acreano sub-19.

FIQUE DE OLHO
Osasco Audax-SP: Anderson (lateral direito, 98) e Kevin Kesley (lateral esquerdo, 00)
Santos-SP: Giovane (meia, 98) e Leo Souza (atacante, 97)
Floresta-CE: Iago Emanuel (volante, 97) e Gaúcho (atacante, 97)
Rio Branco-AC: Caio (volante, 97) e Fernando Guerra (atacante, 97)

GRUPO 26 (Guarulhos)
Guarulhos-SP / Avaí-SC / Desportiva Paraense-PA / Flamengo-SP

Embora não possua nenhum gigante do futebol brasileiro, o Grupo 26 da Copinha tem peculiaridades interessantes. Primeiramente pela presença das duas equipes locais, a Associação Desportiva Guarulhos e a Associação Atlética Flamengo, que, já na rodada inaugural, farão o clássico citadino no Ninho do Corvo, em Guarulhos. Num segundo momento, por contar com o Avaí, de boa campanha em 2016 – chegou até as oitavas de final –, e a carismática Desportiva Paraense, protagonista da principal zebra da edição passada ao golear e eliminar o Atlético Mineiro, ainda na fase de grupos.

FIQUE DE OLHO
Guarulhos-SP: Caio Felipe (volante, 97) e Higor Custódio (meia-atacante, 97)
Avaí-SC: Guga (lateral direito, 98) e Wesley (volante, 98)
Desportiva Paraense-PA: Heuler (meia, 99) e Lourilson Caité (atacante, 97)
Flamengo-SP: João Pedro (meia, 97) e Gean Oliveira (atacante, 98)

GRUPO 27 (Osasco)
Grêmio Osasco-SP / Fluminense-RJ / Real Noroeste-ES / Interporto-TO

A exemplo do ano passado, o pentacampeão Fluminense fará sua estreia na Copa São Paulo diante do modesto Real Noroeste. Naquela oportunidade, os cariocas golearam os capixabas pelo placar de 4 a 1, no início de uma campanha encerrada precocemente com uma derrota para o Primavera, logo na segunda fase. Bastante renovado e sem contar com o atacante Pedro, promovido aos profissionais, o time do técnico Thiago Gomes também encara o anfitrião Grêmio Esportivo Osasco, que realizou sua pré-temporada em Mineiros do Tietê, e o Interporto, representante único de Tocantins.

FIQUE DE OLHO
Grêmio Osasco-SP: Alexandro (lateral direito, 97) e Fábio Gomes (atacante, 97)
Fluminense-RJ: Mascarenhas (lateral esquerdo, 98) e Wendel (volante, 97)
Real Noroeste-ES: Igor (volante, 98) e Clifton (atacante, 99)
Interporto-TO: David (volante, 98) e Victor Matheus (meia, 97)

GRUPO 28 (São Paulo)
Juventus-SP / Figueirense-SC / Sete de Setembro-AL / Portuguesa-SP

A nostálgica Rua Javari, na Mooca, receberá o Grupo 28 da Copinha. E o Juventus, campeão do torneio na década de 80, espera superar a campanha de 2016, quando fez bons jogos e chegou até a terceira fase. O principal oponente dos donos da casa será o Figueirense, vencedor do torneio em 2008, que aposta numa base jovem – apenas cinco atletas nascidos em 1997. Após boa campanha no Paulista Sub-17, a Portuguesa objetiva retomar seus melhores dias, enquanto os alagoanos do Sete de Setembro, vice-campeões estaduais sub-19, correm por fora na briga por uma vaga no mata-mata.

FIQUE DE OLHO
Juventus-SP: Matheus Motta (meia-atacante, 97) e Moicano (atacante, 99)
Figueirense-SC: Felipe Camargo (zagueiro, 99) e Luiz Fernando (meia, 99)
Sete de Setembro-AL: Janderson (atacante, 97) e Gabriel Santos (atacante, 99)
Portuguesa-SP: Tsumita (meia, 98) e Piauí (atacante, 97)

GRUPO 29 (Itararé)
Guaratinguetá-SP / Londrina-PR / Juventude-RS / Estanciano-SE

Atual campeão gaúcho sub-20, o Juventude agora quer fazer história na Copa São Paulo. E a experiência de uma geração que conta com o promissor goleiro Raul, convocado para a seleção brasileira da categoria no ano passado, pode ser essencial na luta pelo protagonismo do Grupo 29, sediado em Itararé. De volta à competição após oito anos, o Londrina será o primeiro adversário dos caxienses, numa chave que ainda reúne o Estanciano, campeão sergipano sub-19 – arrancou um empate com o Palmeiras em 2016 –, e o Guaratinguetá, dono da pior campanha do último Paulista Sub-20.

FIQUE DE OLHO
Guaratinguetá-SP: Kauê (volante, 97) e Samuel (meia, 98)
Londrina-PR: Felipe (meia, 99) e Lucas Machado (atacante, 97)
Juventude-RS: Raul (goleiro, 97) e Caprini (atacante, 97)
Estanciano-SE: Endryl (lateral direito, 98) e Elias (meia-atacante, 99)

GRUPO 30 (Diadema)
Água Santa-SP / Porto-PE / Criciúma-SC / Santo André-SP

O equilíbrio pauta a chave que encerra o guia da Copinha 2017. É no remodelado Estádio do Inamar, em Diadema, que o Água Santa mandará suas partidas, a primeira delas contra o Santo André, campeão em 2003 sob a batuta de Richarlyson e Nunes. Responsável pela recente formação de Roger Guedes, atleta campeão brasileiro pelo Palmeiras, o Criciúma chega credenciado após eliminar o Grêmio na Copa do Brasil Sub-20, em outubro. Por fim, o Porto de Caruaru, tradicional participante do torneio, objetiva voltar a superar a fase de grupos, o que não acontece desde 2007.

FIQUE DE OLHO
Água Santa-SP: Igor (zagueiro, 00) e Pedro Henrique (volante, 97)
Porto-PE: Cherleston (zagueiro, 98) e Marlon (atacante, 97)
Criciúma-SC: Christian (zagueiro, 99) e Eduardo (volante, 97)
Santo André-SP: David (meia-atacante, 98) e Matheus Santiago (atacante, 99)

Nenhum comentário:

Postar um comentário